As cinco áreas da biologia, que eu escolhi para fazer esse trabalho foram: Ecologia, Citologia, Embriologia, Histologia e Virologia.
* ECOLOGIA: A ecologia estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente. A palavra ecologia tem origem do grego “oikos”, que significa casa e logos que significa estudo. Seria o estudo da casa ou do lugar onde se vive.
Conceitos importantes:
Ecossistema: É o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região.
Comunidade: Conjunto de espécies diferentes que sofrem interferência umas nas outras.
População: É um grupo de indivíduos da mesma espécie.
Espécie: É um conjunto de indivíduos semelhantes, que tem a capacidade de se intercruzarem, gerando descendentes férteis.
Indivíduo: É uma unidade de vida que se manifesta, representa uma espécie.
A Ecologia é importante para nossa vida, pelo fato dela estudar o meio ambiente podemos conhecer melhor o mundo em que vivemos e os seres que nele habitam.
*CITOLOGIA: É o estudo das células. Os componentes de uma célula são: membrana citoplasmática, núcleo, mitocôndrias, retículos endoplasmáticos liso e rugoso, lissosomos, complexo de Golgi, nucléolo, peroxissomos, centríolos, citoesqueleto, cloroplastos e parede celular.
Existem dois tipos de células: procariontes e eucariontes.
Procarinotes: Células simples, sem organelas, com material genético(DNA) localizado em uma região do citoplasma e não possui carioteca. Exs: Bactérias e algas.
Eucariontes: Células mais complexas, com o citoplasma rico em organelas e com o material genético(DNA) protegido pela carioteca. Exs: Fungos e protozoários.
A Citologia é importante para nossa vida, pois como ela estuda as células, ela acaba por estudar todo nosso corpo, que é composto de milhares. Assim podemos conhecer melhor nosso corpo e prevenir vários tipos de doenças.
*EMBRIOLOGIA: É a ciência que estuda, a partir de uma única célula indiferenciada, o desenvolvimento do ser humano. Este desenvolvimento inicia-se pela fecundação, gerando o zigoto ou ovo.
Conceitos importantes:
Espermatozoide: É o gameta masculino. É uma célula capaz de nadar livremente, formada por uma cabeça, uma cauda ou flagelo. Na cabeça, consiste o núcleo onde tem uma grande concentração de material genético.
Óvulo: É o gameta feminino. Pode alcançar até O mm, 55 de diâmetro. Possui uma membrana que além de protetora é responsável pelas trocas nutritivas. O citoplasma é carregado de vários depósitos nutritivos que ajudam nas necessidades do ovo nas fases depois da fecundação.
Gametogênese: É o processo de formação dos gametas. Sendo dois os tipos de gametogênese:
espermatogênese (formação dos espermatozóides) e ovogênese (formação dos óvulos).
Fecundação: É o começo de tudo. Para existir o embrião, é preciso um espermatozóide e um óvulo. Somente depois que a fecundação ocorre é que o desenvolvimento embrionário começa. Os cromossomos que existem no espermatozóide e no óvulo é que determinaram todo desenvolvimento embrionário.
O encontro do espermatozóide com o óvulo caracteriza a fecundação. Desse encontro surge uma célula chamada zigoto. E esse zigoto será o ponto de partida para a formação de milhares de células, que se organizarão, inicialmente, em um ser incapaz de sobreviver por conta própria, chamado embrião.
A Embriologia é importante pois podemos conhecer como um ser humano é formado, e entender os processos que ocorrem com o DNA.
*HISTOLOGIA: É o estudo dos tecidos biológicos, sua formação, estrutura e função. Os tecidos são grupos de células de funções e formações iguais, existem vários tipos de tecidos, são eles : Tecido Epitelial, Tecido Conjuntivo, Tecido Muscular e o Nervoso.
Tecido Epitelial: Formado por células que revestem superfícies, cavidades corporais ou formam glândulas;
Tecido Conjuntivo: Constituído por células e abundante matriz extracelular, com a função de preenchimento ou sustentação;
Tecido Muscular: Constituído por células com propriedades contráteis;
Tecido Nervoso: Constituído por células que formam o cérebro, medula nervosa e nervos.
A Histologia é importante , pois como ela estuda os tecidos, podemos conhecer melhor nosso corpo e evitar doenças.
*VIROLOGIA: É o estudo dos vírus e de suas propriedades. Um vírus é um ácido nucleico cercado por proteínas que o protegem. Algumas estruturas compõem o vírus, como as espículas - estruturas glicoproteicas que ajudam na fixação do vírus a célula hospedeira.
Os vírus só apresentam um tipo de material genético DNA ou RNA (a exceção dos citomegalovírus que tem DNA e um RNAm), que podem ser duplos ou simples, linear ou circular, segmentado ou não.
O estudo da virologia é muito importante, pois com ela podemos combater diversos vírus que prejudicam muito o ser humano por causa das doenças.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

na minha opinião falto aprofundar um pouco as áreas da ecologia, porque ela é bem estença e mesmo assim pareceu muito sintetizada.Eu gostei da parte sobre a virologia ficou bem explicado.Só falto deixar mais parecido com o que o sor disse em aula(as coisas em forma de ítem)etc. até^^
ResponderExcluirAchei boa as explicações abaixo de cada área citada, mas acho que podia ter aprofundado um pouco mais ou até posto alguns exemplos de algo importante para aquela área e não apenas o porque de ser tão importante para nós, mas tirando isso está muito bom seu post ^_^ kissu
ResponderExcluirAchei interessante,mas faltou aprofundar um pouco mais e não ficar só no conceito,só faltou um pouco mais de exemplos que nem a Bruna disse, mas adorei o teu blog está lindo e bem organizado... muito bom!
ResponderExcluirTeu trabalho está bem explicado, bem organizado. Talvez poderia ter detalhado mais como por exemplo na área da Histologia e Citologia, que são áreas bem complexas e detalhadas. Quero fazer uma observação que -se eu estiver certa-, Gametogênese também é uma área da biologia, e no teu texto ficou subtendido que ela é uma subdivisão da embriologia parecendo que não existe diferença entra elas e na verdade existe, mas o conceito em si está certo. Abraço.
ResponderExcluir